segunda-feira, 4 de abril de 2016

Projeto Revista Eletrônica - 6ºs anos

Projeto Revista Eletrônica - Aulas compartilhadas com professores de Português -   Ciclo Interdisciplinar



     Este ano, no período da manhã, estou trabalhando em parceria com professores de Português dos 6ºs anos (Ciclo Interdisciplinar). A proposta da docência compartilhada prevê que um professor do ensino fundamental I atue juntamente com o professor especialista da disciplina para que essa "passagem" do 5º para o 6º ano seja significativa e tenha como referência um professor polivalente. 
 A proposta feita pela CP da escola, foi que desenvolvêssemos um projeto no decorrer do ano que tivesse como base o uso das tecnologias. Foi proposta a elaboração de uma "Revista Eletrônica". Gostei muito do tema pois está diretamente ligado não só ao uso das TICs, mas também à contextualização dos conteúdos em todas as disciplinas, o que é um dos objetivos do CICLO INTERDISCIPLINAR, além do desenvolvimento da leitura, escrita e produção de texto em todas as áreas do conhecimento. Para iniciar o projeto, fiz algumas pesquisas acerca da história da evolução humana e dos meios de comunicação, já que trabalharemos um dos meios de comunicação mais usados pelos alunos e até por nós, professores; o computador (internet). Meu objetivo era fazer com que os alunos compreendessem historicamente a evolução dos meios de comunicação até os dias atuais. Preparei um momento de "leitura compartilhada" desse texto e abri espaço para que colocassem suas opiniões, etc. Em seguida, construímos uma linha do tempo, para facilitar e identificação de cada período da história e o que houve de mais marcante naquele período. Após essa atividades, trouxe outro texto propondo a discussão das "diferentes maneiras" como nos comunicamos e em quais situações. Comunicação oral, escrita, visual, tátil, etc. Em seguida, os alunos tinham que relacionar algumas imagens ao tipo de comunicação apresentada.  Estou iniciando o projeto nessa linha de pensamento. Posteriormente, a ideia é abordar os diferentes gêneros textuais, suas características, fazer análises de diferentes revistas impressas e eletrônicas, para depois pensarmos na estrutura da revista que cada turma fará, de acordo com os temas e tipos de textos que considerarem relevantes. 
 Conforme for desenvolvendo o projeto, vou compartilhando minhas experiências, tipos de atividades propostas, o que deu certo e o que não deu. É isso aí! Rumo à REVISTA ELETRÔNICA!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário