Olá!!! Resolvi falar um pouco sobre como fazer com que a sala de aula se torne um ambiente alfabetizador que exerça função significativa no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Sempre gostei de trabalhos manuais e de tudo o que é relacionado à Arte e decoração.
Procuro tornar a sala de aula num ambiente acolhedor, além de fazer com que a "decoração" do espaço não tenha apenas o objetivo de torná-la mais "bonita" e sim torná-la "útil e funcional" no que diz respeito à aquisição da leitura, escrita, além de conceitos matemáticos.
Vou postar algumas ideias e dicas do que pode ser feito em sala de aula diariamente, com o apoio dos "painéis", listas, calendário, entre outros, para contribuir no processo de alfabetização dos alunos...
Aniversariantes do mês
Com esse "painel" os alunos podem consultar como é a escrita dos meses do ano, podem encontrar seu próprio nome e os de outros colegas da sala, além do dia em que fazem aniversário. Ao lado fiz um "varalzinho" para colocar os nomes dos alunos que fazem aniversário no respectivo mês. No último dia do mês os aniversariantes vão à frente da sala e cantamos PARABÉNS. Eles adoram esse momento! O painel pode servir como apoio nas atividades que envolvem o nome próprio. Quando solicitados a escrever o nome de algum colega, podem consultá-lo para tentar descobrir onde está escrito, levando em conta a primeira e última letra, quantidades de letras do nome, entre outras estratégias de leitura.
Lista de nomes
A lista de nomes também é muito útil, pois os nomes estão escritos em ordem alfabética (somente os últimos que não, pois são alunos que entraram bem depois...), facilitando assim que as crianças consultem seu nome e sobrenome e os de outros colegas. Pode ser trabalhada a ordem alfabética, nome e sobrenome, além de servir como referência para intervenções feitas pela professora. Ex: abacaxi começa com a mesma letra de ANA JULIA.
Numerais, quantidade e escrita por extenso.
Os numerais representados juntamente com suas respectivas quantidades e nome por extenso também podem servir como consulta durante atividades envolvendo contagem, até mesmo a "grafia" correta dos números. Nas situações envolvendo atividades de leitura e escrita, também podem auxiliar o professor no que diz respeito às intervenções, utilizando o nome do número para remeter o aluno à outras palavras iniciadas com a mesma letra, sílaba, enfim, percebo que principalmente nos primeiros meses de aula, esse "painel" com os numerais são de grande importância para a consulta dos pequenos.
Leituras da Semana
Esse "painel" tem como objetivo registrar o nome da leitura em voz alta feita pela professora, além do nome do autor. Registramos o título da história, depois o (a) ajudante do dia coloca o título no respectivo dia da semana. Na sexta-feira, fazemos a votação da leitura mais apreciada pelos alunos. Nesse momento, retomo com as crianças o que aconteceu em cada leitura. Eles adoram! Esperam ansiosamente a sexta-feira para participarem da votação. Os títulos das leituras também são úteis no que diz respeito à utilização das estratégias de leitura. Vez ou outra pergunto: "Qual leitura foi feita na segunda-feira? E na terça?" e assim vou instigando os alunos a tentar "descobrir" o que e onde está escrito determinado título.
Trabalhando medidas de tempo, sequência numérica...dias da semana, mês, ano...
Todos os dias o "ajudante" tem a função de fazer um X no dia do mês, além de trocar o nome do dia da semana. Os nomes dos dias da semana ficam encaixados em uma lista que fica na porta do armário. Nesse momento o aluno tem que tentar descobrir de acordo com a primeira, última letra, qual é o dia da semana que deverá ser colocado, fazendo o uso de suas estratégias de leitura.
Quadro numérico
Esse é um quadro numérico "móvel". Além de servir como consulta, pode-se dizer que também consiste em uma atividade envolvendo a sequência numérica. Ele não é feito diariamente. Quando vamos encaixar os números (sempre de 10 em 10), chamo 10 alunos, embaralho os numerais e questiono qual é o próximo número da sequência. Os demais alunos também participam desse momento.
Espero que tenham gostado das dicas! Todas elas estão relacionadas à práticas que ajudam os alunos no processo de alfabetização.
Logo mais posto uma dica de como faço a "CHAMADA COM CRACHÁS". Essa é uma atividade muito significativa que contribui muito para o progresso dos alunos em relação à aquisição da leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário