TANGRAM
Hoje iniciei uma sequência didática envolvendo o Tangram.
Primeiramente fiz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto. Após conversarmos sobre a opinião de cada um, distribui um pequeno texto sobre a lenda do Tangram.
Deixei que tentassem ler e descobrir um pouco mais sobre o assunto.
Posteriormente conversamos sobre a lenda, fiz a leitura em voz alta e começamos as atividades.
No livro de matemática das crianças têm algumas atividades envolvendo esse tema. No final do livro, tem um Tangram para ser recortado. As crianças recortaram e receberam alguns modelos de figuras que podem ser formadas com o Tangram. Chegou o momento mais lúdico da atividade. Eles tentaram formar diversas figuras: animais, pessoas, frutas, etc.
As próximas atividades consistirão em trabalhar algumas páginas do livro sobre o tema. Faremos também uma cruzadinha envolvendo nomes de figuras formadas (atividade de escrita: Português) e para a finalização da sequência, cada criança formará sua figura preferida (ou inventará uma), desenhará o cenário para aquela figura, escreverá o nome da mesma utilizando letras móveis e faremos uma exposição dos trabalhos.
O bloco temático abordado em Matemática é Espaço e Forma. Além disso, a atividade aborda conceitos de Português (escrita) e Artes.
Oiii, gostaria de saber a resposta do homem no cavalo, na cruzadinha
ResponderExcluirMENINO A CAVALO
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir