domingo, 16 de outubro de 2016

Quadro Numérico até 100 e alfabeto maiúsculo e minúsculo para crachá


Os alunos podem escrever o nome completo no espaço em branco. 
Esse crachá pode ser proposto quando a maioria das crianças estão alfabéticas; assim podem conhecer as letras minúsculas (mais presentes em livros e textos em geral).

A proposta é que seja feito um crachá permanente para consultas.

Retirados da internet.

Produção de texto: Eva Furnari








sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Trabalhando com Tangram

TANGRAM







     Hoje iniciei uma sequência didática envolvendo o Tangram.
    Primeiramente fiz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto. Após conversarmos sobre a opinião de cada um, distribui um pequeno texto sobre a lenda do Tangram.
   Deixei que tentassem ler e descobrir um pouco mais sobre o assunto.
    Posteriormente conversamos sobre a lenda, fiz a leitura em voz alta e começamos as atividades.
   No livro de matemática das crianças têm algumas atividades envolvendo esse tema. No final do livro, tem um Tangram para ser recortado. As crianças recortaram e receberam alguns modelos de figuras que podem ser formadas com o Tangram. Chegou o momento mais lúdico da atividade. Eles tentaram formar diversas figuras: animais, pessoas, frutas, etc.
    As próximas atividades consistirão em trabalhar algumas páginas do livro sobre o tema. Faremos também uma cruzadinha envolvendo nomes de figuras formadas (atividade de escrita: Português) e para a finalização da sequência, cada criança formará sua figura preferida (ou inventará uma), desenhará o cenário para aquela figura, escreverá o nome da mesma utilizando letras móveis e faremos uma exposição dos trabalhos.
   O bloco temático abordado em Matemática é Espaço e Forma. Além disso, a atividade aborda conceitos de Português (escrita) e Artes.


Sugestão para capa de avaliações - 3º bimestre


Olá! Gosto muito de dobraduras. Elaborei essa capa para avaliações com o tema "Primavera". 

Pode-se fazer dobraduras de tulipas e desenhos de outras flores, bichinhos de jardim...enfim, é só usar a imaginação!!!


Bolo de banana sem farinha e leite! Hum!

Bom dia!
Faz tempo que não escrevo!!!
Essa semana fiz um bolinho que ficou muito gostoso...e saudável!
Fiz algumas alterações.

Bolo de Banana sem farinha e leite




Ingredientes:

3 bananas nanicas bem maduras
1 xícara de aveia (em flocos finos)
2 ovos
3 colheres de açúcar mascavo 
1/4 de xícara de óleo de coco
1/2 xícara de uvas passas pretas
1 colher de sopa de fermento em pó
Canela à gosto

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Comece pelos líquidos, depois vá acrescentando os outros ingredientes. Por último acrescente o fermento.

Untei a forma com óleo de coco e farinha de aveia.

Utilizar uma forma de bolo inglês.

Levar ao forno por cerca de 30 a 35 minutos. Pré aquecer o forno à 180º.

Eu acrescentei uma banana fatiada por cima do bolo e polvilhei com açúcar mascavo e canela.

O bolo murcha um pouco depois que esfria.

Fonte: site panelaterapia...

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MASCOTE DA SALA: PELUDINHO...

Uma querida amiga me falou um pouco da experiência de se trabalhar com um MASCOTE! Comentou que observou uma grande melhora por parte dos alunos, tanto em relação ao comportamento, quanto na aprendizagem. Resolvi tentar! Semana passada avisei os alunos que levaria um mascote. Que escolheríamos um nome para ele, que ele ficaria com o ajudante do dia durante a aula e que toda sexta-feira um aluno seria sorteado para levá-lo para casa, registrando em um "diário" todas as atividades que fizessem juntos.
Fiz um certo suspense no dia em que levei o cachorrinho. Instiguei os alunos a imaginar como ele era, qual textura teria, se seria um animal, e qual seria; enfim, deixei as crianças bem curiosas para depois apresentar nosso novo amiguinho.
Apresentei o bichinho, deixei que cada um pegasse, abraçasse. Os alunos deram algumas sugestões de nomes e posteriormente fizemos a votação para a escolha. O nome escolhido foi PELUDINHO. A partir de então, esse nosso novo amiguinho está fazendo parte do nosso dia-a-dia.

No caderno (diário) que a criança leva junto com o mascote, coloquei um pequeno texto como se fosse o cachorrinho falando, além de uma explicação para os responsáveis sobre os objetivos dessa proposta e da importância da participação da família.
Também coloquei uma lista com os nomes dos alunos contendo a data que levou o mascote e a devolução.


 As crianças ficaram muito animadas! A professora também! rs.

Depois vou contando como está sendo a experiência com nosso mascote.  

Olimpíadas 2016! Algumas atividades!!!



Aracaju!!! Dicas e mais dicas...


Faz um tempão que não escrevo...rs. Resolvi falar um pouquinho de como foi minha experiência em Aracaju - SE.
Eu e minha mãe estivemos em Aracaju do dia 10 a 17/7. Fechamos o pacote pela Decolar em meados de abril. Voamos com a companhia aérea GOL (o voo não teve atrasos e eles servem uma "cortesia" durante a viagem: um mini pacote de biscoitinhos integrais e água). Servem outras comidinhas e bebidinhas (cobradas à parte...rs).

Ficamos em um hotel chamado "Del Canto".

Pontos positivos: hotel limpo, bonito, área da piscina pequena, porém agradável e limpa, café da manhã MARAVILHOSO com muitas opções de bolos, frutas, sucos, pães, frios, além de comidas mais pesadas como salsicha, carne seca...rs. Área das refeições com ar condicionado, muito bem decorada; sem contar os garçons que foram muito atenciosos e prestativos. Quarto amplo, com guarda-roupa, sacada, frigobar, ar condicionado. O hotel também serve refeições até às 22h e após esse horário apenas lanches mais rápidos. A comida simplesmente DELICIOSA, com preços acessíveis.

Pontos negativos: Um pouco longe da orla de Atalaia e da Passarela do Caranguejo. Acabamos gastando muito com táxi, sem contar que alguns taxistas não são muito honestos. Acabamos não utilizando o transporte coletivo pois ouvimos algumas reportagens sobre assaltos; achamos melhor não arriscar!

Então vamos lá!!! rs...

Uma colega me indicou uma empresa que realiza os passeios para os pontos turísticos da cidade: Me Leva Tur. Entrei em contato um mês antes e comecei a negociar com um senhor chamado Sabas. Muito atencioso e prestativo. Me passou as dicas, enviou vídeos de alguns passeios. Tulo pelo whats app, super prático!!!

Vou descrever o que fizemos desde quando chegamos...

DOMINGO: Chegamos por volta das 15:30. O tempo estava nublado e com garoa. Descansamos no hotel e à noite fomos ao PROJETO TAMAR. Gostei mais do que tem em Ubatuba. Achei pequeno e um pouco sem graça...mas enfim, já que estávamos lá, fomos passear. Após essa visitinha, fomos comer num restaurantezinho chamado AÇAÍ AJU. Comemos uma tapioca deliciosa e um suco muito bom também. Preço bem acessível. Super indico!






SEGUNDA-FEIRA: Fomos ao famoso passeio aos Cânions De Xingo. Umas 4h de viagem. Superrrrrr cansativo. Estava nublado, friozinho e garoando. Tivemos uma parada em um posto de gasolina (até que deu pra tomar um café com leite básico), rs. Depois de muitas horas chegamos ao ponto de apoio: Restaurante Karrancas, de onde sairia o Catamarã. Dali, mais 1h de catamarã. Linda paisagem. No local, também tem um ponto de apoio com um espaço reservado para banho (adulto e criança). Eles delimitam esse espaço com uma espécie de "rede", dizponibilizam macarrões, enfim, uma boa estrutura. Não entramos pois estava friozinho e a água gelaaaaadaaaa...rs. Para quem quer adentrar aos Cânions, existe a opção de fazer o passeio com uma canoa. Valor R$ 10,00 por uns 10 minutos. Vale a pena!!! Contemplar aqueles paredões...o silêncio do lugar. Amei!! Ficamos no local cerca de 1h30. Depois voltamos e nos direcionamos ao local do almoço (que fica no ponto de apoio: Karrancas). Para o meu gosto a comida não estava muito boa, mas como era a única opção, o jeito foi comer assim mesmo. E após o almoço, mais 1 hora de catamarã e umas 4 h de viagem. O que deixou  a viagem menos "entediante" foi a abordagem da guia que nos acompanhou. Muito educada, nos explicou um pouco da história do lugar. Na ida, fomos assistindo vídeos de cantores de forró...e na volta assistimos uma filme muito interessante, chamado: Espelho d'água. O enredo do filme se dava no Rio São Franciso. Indico também! Fomos em um ônibus confortável, com banheiro e ar-condicionado.
No caminho de volta, paramos em um local chamado: Doces da Tia Nena. Pequeno, não tinha muita estrutura, mas, deu pro gasto...rs.






TERÇA-FEIRA: Não fizemos passeio durante o dia. Fomos à ORLA DE ATALAIA à noite. Visitamos a FEIRINHA DO TURISTA. Bem organizada. Povo receptivo. Preços acessíveis. Comemos em um restaurante chamado: PASTEL DA JANE. Bonito, aconchegante. Pedimos tapioca e suco. Não gostei muito da tapioca, mas...pra quem come pastel, essas coisas, acho que é um bom local.



QUARTA-FEIRA: Fomos de táxi à uma praia urbana chamada ARUANA. Ficamos em um quiosque chamado: O paraíso do baixinho. Lá eles servem caranguejos. Você escolhe e eles preparam na hora. Não tive coragem de comer...rs. A praia é gostosa. Achei interessante pois a faixa de areia é beeeem extensa, a água escura; mas gostei do local. O quiosque tem uma boa estrutura. Pedimos um robalo com arroz e legumes. Achei muito caro e não gostei. Fomos à essa praia de táxi (o primeiro taxista que achei mais honesto). Combinamos para ele nos levar até o MERCADO MUNICIPAL. Um pouco longe (uns 30 minutos de carro), mas valeu a pena. Para quem for visitar o MERCADÃO, vá com tempo. Tem muiiiitaaaa coisa pra ver e comprar. Os preços são acessíveis. Eu gostei muito. Não comi no local, mas tem alguns lugares para comer (não indico, rs). À noite ficamos no hotel. Para quem vai visitar as praias urbanas com crianças, próximo ao quiosque Paraíso do Baixinho, tem um outro quiosque chamado: COM AMOR. Uma colega que conheci no passeio à Mangue Seco estava com a filhinha de 5 anos, gostou muito pois tem piscinas infantis e uma boa estrutura que agrada os pequenos.



QUINTA-FEIRA: Fomos à foz do Rio São Franciso (encontro do Velho Chico com o mar). Foi o meu passeio preferido! A viagem um pouquinho cansativa, mas não tanto quanto à dos Cânions. Chegamos ao local onde pegaríamos o barco. Não era um catamarã, mas um barco espaçoso e limpo. Fomos recepcionados com vários tipos de frutas, além do guia PERERECA que tornou a viagem suuuperrr divertida. Navegamos cerca de 40 minutos e chegamos ao local onde há o encontro do RIO com o MAR. Um espetáculo!!!! Descemos e ficamos cerca de 2 h  no local. Entramos no trecho de água doce (rio) e de água salgada (mar). Depois tiramos fotos nas dunas. Foi maravilhoso! Na volta, paramos no restaurante e almoçamos (comida simples e gostosa). O valor do almoço  já estava incluso no valor do passeio. Voltamos para o hotel e ficamos por lá mesmo.









SEXTA-FEIRA: Fomos à MANGUE SECO (BA). Amei o passeio!!! Pegamos um catamarã na praia do Saco (bem sem graça, dizem que só vale a pena se optar pelo passeio de bugue, mas haja din din...rs). Chegamos à vila de Mangue Seco e pegamos um bugue até uma praia bem gostosa. No caminho paramos nas dunas para tirar fotos. Linda paisagem...onde foram gravadas algumas cenas da novela TIETA. Chegamos à uma praia de visual maravilhoso. Tinham espaços cobertos com palha, redes e um restaurante bem simples. O restaurante da dona Raimunda. Ficamos nessa praia umas 2h30. Almoçamos (comida simples mas muito saborosa). Depois o bugue retornou à vila de Mangue Seco e de lá pegamos o catamarã de volta. Chegamos no hotel e ficamos por lá mesmo.










SÁBADO: Fomos até o MERCADÃO MUNICIPAL com mais calma...rs. Fizemos umas comprinhas. Compramos artesanato, castanhas, mel, doces. Foi muito bom. Passamos a tarde por lá. Na volta ficamos no hotel.

DOMINGO: Fizemos um passeio delicioso!!! Pegamos um catamarã rumo à CRÔA DO GORÉ. É um banco de areia que aparece quando a maré está baixa. Lá eles disponibilizam mesas e cadeiras. Água morna, parece uma lagoa. Ideal para ir com crianças. 
Depois de umas 1h30 na Crôa do Goré, pegamos o Catamarã e nos direcionamos à ILHA DOS NAMORADOS. Lugar bonito, porém o local coberto, com mesas e cadeiras é insuficiente para o número de pessoas. Quem chega por último tem que se ajeitar na mesa de alguém...rs. Nesse local, o próprio Catamarã oferece o serviço de comidinhas e bebidinhas. 






Para quem for pra Aracaju, sugiro que fique em algum hotel/pousada próxima à ORLA DE ATALAIA. Ficar longe é furada...ainda mais com alguns taxistas espertinhos que têm por lá.

Não visitamos um restaurante chamado CARIRI. Muito famoso por lá. Tem música ao vivo, espaço pra dançar forró. Todos falam muito bem! Quando voltar quero conhecer.

Não fomos à Passarela do Caranguejo, onde se concentram diversos bares, restaurantes...também não tiramos fotos nos Arcos de Atalaia, no Caranguejo gigante...rs. Se programe para visitar esses locais.


Acabou-se o que era doce! De volta à SAMPA!!!

Espero que essas dicas sejam úteis a quem pretende conhecer esse lugar maravilhoso, de povo receptivo...ARACAJU!!! Quero voltar!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

SUGESTÃO DE MÚSICA PARA DANÇA NA FESTA JUNINA - O CASAMENTO DO ZÉ.

BOM DIA!

       ONTEM COMEÇAMOS OS ENSAIOS PARA A DANÇA QUE SERÁ APRESENTADA NA FESTA JUNINA.
       A COREOGRAFIA FOI FEITA PELA MINHA QUERIDA AMIGA E COMPANHEIRA DE TRABALHO, PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 
  OS ALUNOS SE DIVERTEM E AS PROFESSORAS TAMBÉM!

OUÇAM A MÚSICA, UMA GRACINHA!


EITA FESTA BOA!!!!