As atividades permanentes estão presentes em minha rotina de 1º ano. São atividades de leitura e escrita que devem estar presentes para que haja a sistematização da escrita.
A leitura em voz alta deve ser feita pelo professor diariamente. Sempre procuro escolher diferentes gêneros textuais: contos, fábulas, poemas... Gosto também de dramatizar as falas dos personagens...eles adoram! Essa semana duas leituras fizeram muito sucesso: O pobre cocozinho, de Rosane Pamplona...este texto está numa edição especial da Revista Nova Escola. Outra leitura que fez a cabeça dos pequenos foi o conto: Gaspar, eu caio! de Ricardo Azevedo. Como é um conto de susto, os alunos prestaram bastante atenção!rs
Outra atividade permanente muito importante para o desenvolvimento da leitura e escrita é a "Chamada com crachás". Atividade feita diariamente. Peço para o "ajudante do dia" entregar os crachás para os colegas. Depois, chamo os alunos à frente de acordo com a inicial do nome, letra final do nome, número de letras...é um momento muito importante pois possibilita que os alunos utilizem suas estratégias de leitura. Após esse momento, fazemos a contagem de meninos e meninas e registramos na lousa. Assim já começamos a trabalhar as noções de adição, contagem numérica, quantos "a mais", quantos "a menos". A rotina é colocada na lousa e lemos item por item. Outra prática frequente em meu dia-a-dia é a cantoria da parlenda: Suco gelado. Enquanto recitam, eles acompanham o alfabeto presente no crachá.
Nesse primeiro bimestre, estamos trabalhando sequências didáticas envolvendo atividades com o nome próprio, alfabeto, letras iniciais e finais. Trabalhamos também a questão da dengue, chikungunya e zika vírus. Sintomas, tratamento, prevenção; vídeos relacionados. Foi muito produtivo.
Na escola em que trabalho, todo ano, geralmente no mês de setembro, temos a "Semana Literária", onde são desenvolvidas atividades diversas sobre literatura. Cada ano/série escolhe um autor para ser trabalhado no decorrer do ano. Essa é mais uma modalidade organizativa: Projetos Didáticos. Chama-se: Conhecendo um grande autor. Esse ano trabalharemos com os 1ºs anos, a autora Eva Furnari. Enfim, as modalidades organizativas devem estar presentes em nossa rotina, pois possibilita a organização dos conteúdos a serem trabalhados no decorrer do ano/bimestres e semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário