quarta-feira, 30 de março de 2016

Projeto: Conhecendo um grande autor - EVA FURNARI




Eva Furnari!!









Na escola em que trabalho, geralmente no mês de setembro, temos a SEMANA LITERÁRIA. Cada ano/série escolhe um autor para ser trabalhado durante o ano. Como já disse em outro post, esse ano escolhemos a autora EVA FURNARI. Confesso que não conhecia muitas obras da autora e trabalhando com o projeto, estou tendo a oportunidade de conhecer sua biografia, obras, elaborar atividades relacionadas. Na terça-feira iniciei o projeto com a leitura do livro: Pandolfo Bereba. Escolhi um local fora da sala de aula para fazer a leitura. Um local ao ar livre...diferente do ambiente da sala, com carteiras, lousa...Fizemos uma roda e iniciamos a leitura...que delícia de história! As crianças amaram!! Sempre começo a leitura explorando a capa do livro. Ela diz muito sobre ele! Vou aguçando a curiosidades dos pequenos perguntando como será a história, onde se passa, porque tem aquele nome, enfim, fazendo com que expressem suas estratégias de leitura, antecipando o que acontecerá na história. Só depois disso começo a leitura...e foi maravilhoso! Após esse momento, fizemos uma roda de conversa sobre a história...foi extremamente produtivo pois abordamos a questão do estereótipo, das aparências...que devemos considerar o "interior" das pessoas, enxergar o coração delas...as crianças colocaram suas opiniões. Falamos sobre sentimentos...eles mesmos foram falando sobre o que é amor, amizade, caridade, carinho, fé, bondade...e que são esses sentimentos que devem ser considerados; não apenas a aparência física...fizemos uma lista de sentimentos e a ilustração da história. A próxima atividade, ideia de uma amiga muito criativa, consistirá em identificar quais qualidades fizeram o personagem principal (Pandolfo Bereba) se apaixonar por LUDOVICA...os alunos desenharão o casal, e no meio deles, dentro de um coração, escreverão, a partir da lista feita previamente, quais qualidades conquistaram o coraçãozinho do Pandolfo! rs
Após essa atividade, falaremos para cada criança escolher um amigo da sala, desenhá-lo, e escrever quais qualidades fazem com que tenham admiração por ele. Minha imaginação e das colegas professoras que trabalham comigo, voa...voa...rs. É muito bom pensar em uma proposta, aplicar em sala de aula e ver que deu certo! Poder trocar informações com as colegas de trabalho, aprender com elas!!! 
Decidimos ler uma obra por semana e explorá-la de diversas maneiras, aplicando atividades de leitura, escrita e produção de texto. Conforme for acontecendo o projeto, vou contando o que estamos pensando e fazendo...o que está dando certo e o que não está, afinal, a troca de informações possibilita nosso crescimento e reflexão. E vamos, que vamos...EVA FURNARI!!!!

terça-feira, 22 de março de 2016

Páscoa

Essa semana estamos trabalhando atividades relacionadas à Páscoa. Iniciamos com uma "leitura" em power point do SAIBA MAIS da Turma da Mônica. A leitura mostrou como e porque algumas religiões comemoram a Páscoa, o significado dos símbolos como o coelho, ovos de chocolate, colomba pascal, entre outros. Fizemos uma roda de conversa sobre o tema, de como as crianças comemoram com suas famílias, discutimos o verdadeiro sentido da Páscoa: renovação, fraternidade, solidariedade...
Estamos trabalhando músicas, textos informativos, brincadeiras como: Coelhinho sai da toca, entre outras atividades relacionadas. Está sendo muito produtivo!


sexta-feira, 18 de março de 2016

Vídeo sobre a dengue






DENGUE




Minha querida amiga levou esse vídeo sobre a DENGUE. Passamos hoje para os alunos. Eles amaram!

Rotina 1º ano

Algumas modalidades didáticas devem fazer parte da rotina de um 1º ano.


As atividades permanentes estão presentes em minha rotina de 1º ano. São atividades de leitura e escrita que devem estar presentes para que haja a sistematização da escrita.
A leitura em voz alta deve ser feita pelo professor diariamente. Sempre procuro escolher diferentes gêneros textuais: contos, fábulas, poemas... Gosto também de dramatizar as falas dos personagens...eles adoram! Essa semana duas leituras fizeram muito sucesso: O pobre cocozinho, de Rosane Pamplona...este texto está numa edição especial da Revista Nova Escola. Outra leitura que fez a cabeça dos pequenos foi o conto: Gaspar, eu caio! de Ricardo Azevedo. Como é um conto de susto, os alunos prestaram bastante atenção!rs
Outra atividade permanente muito importante para o desenvolvimento da leitura e escrita é a "Chamada com crachás". Atividade feita diariamente. Peço para o "ajudante do dia" entregar os crachás para os colegas. Depois, chamo os alunos à frente de acordo com a inicial do nome, letra final do nome, número de letras...é um momento muito importante pois possibilita que os alunos utilizem suas estratégias de leitura. Após esse momento, fazemos a contagem de meninos e meninas e registramos na lousa. Assim já começamos a trabalhar as noções de adição, contagem numérica, quantos "a mais", quantos "a menos". A rotina é colocada na lousa e lemos item por item. Outra prática frequente em meu dia-a-dia é a cantoria da parlenda: Suco gelado. Enquanto recitam, eles acompanham o alfabeto presente no crachá.
Nesse primeiro bimestre, estamos trabalhando sequências didáticas envolvendo atividades com o nome próprio, alfabeto, letras iniciais e finais. Trabalhamos também a questão da dengue, chikungunya e zika vírus. Sintomas, tratamento, prevenção; vídeos relacionados. Foi muito produtivo.
Na escola em que trabalho, todo ano, geralmente no mês de setembro, temos a "Semana Literária", onde são desenvolvidas atividades diversas sobre literatura. Cada ano/série escolhe um autor para ser trabalhado no decorrer do ano. Essa é mais uma modalidade organizativa: Projetos Didáticos. Chama-se: Conhecendo um grande autor. Esse ano trabalharemos com os 1ºs anos, a autora Eva Furnari. Enfim, as modalidades organizativas devem estar presentes em nossa rotina, pois possibilita a organização dos conteúdos a serem trabalhados no decorrer do ano/bimestres e semanas.